Formação Co-Financiada Porto

Comunicação na Segurança do doente

Introdução ao direito da saúde – direitos e deveres do doente
Duração

14 horas


Datas

17/24 Novembro 2021


Horas

9h/17h

Objectivos

A segurança do doente constitui um dos grandes desafios dos cuidados de saúde do séc. Xxi. O reconhecimento da ocorrência de erros ou acidentes adversos com consequências gravosas para os doentes e para as instituições de saúde, levou, recentemente, a organização mundial de Saúde (OMS) a nomear comissões centradas na identificação de situações de risco e na elaboração de soluções que possam servir de recurso para a prevenção dessas situações. O resultado dos trabalhos destas comissões tornou evidente a importância da comunicação como determinante da qualidade e da segurança na prestação de cuidados. Neste artigo é abordada a problemática da comunicação em saúde e a sua relação com a segurança do doente, identificados problemas e apontadas algumas pistas para a sua prevenção. São especificamente referidos os principais problemas de comunicação entre os profissionais de saúde (nas passagens de turno e nas equipas de saúde) e entre estes profissionais e os doentes.

Destinatários

 

  • Desempregados/as com o 9.º ano concluído e escolaridade inferior ao 12º ano.
  • Os destinatários dos cursos EFA de nível secundário, em regime diurno ou a tempo integral, têm de ter idade igual ou superior a 23 anos.

Programa

Preço:

Cofinanciado


Bolsa de Profissionalização (quando aplicável); Subsídio de Transporte (quando aplicável); Subsídio de Alimentação; Estágio em Empresa do Setor; Seguro

Formulário de inscrição: